Alunos de Rondônia participam de conferência em Brasília

De 03 a 08 de abril, acontece no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria - CTE/CNTI, em Luziânia/Goiás, a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente, que neste ano debaterá as mudanças ambientais globais. Durante a Conferência os delegados irão apresentar e encaminhar para as autoridades as propostas de 3,5 milhões de pessoas que participaram da mobilização em todo país. A cidade de Luziânia, local sede da conferência, é conhecida como região do entorno de Brasília, devido a sua proximidade com a Capital Federal.
Rondônia participa do evento com uma comitiva formada por 23 alunos-delegados, escolhidos na II Conferência Estadual, realizada no início de março, em Porto Velho, e com cinco professores acompanhantes. O grupo visitou o gabinete da secretária Marli Cahulla na manhã desta quinta-feira, 2, levando muita descontração e alegria ao ambiente. “Esta conferência é de suma importância para o país e eu tenho certeza que Rondônia estará muito bem representada em Brasília. Falem de Rondônia, gritem o nome do estado e façam todos saberem que nós cuidamos do meio-ambiente”, disse a secretária. O grupo leva para a conferência a Carta de Responsabilidades do Estado de Rondônia, composta de 18 itens, como recuperação de matas ciliares, coleta seletiva de lixo e redução do uso de combustíveis fósseis, entre outros. Também marcaram presença no gabinete Sônia Casimiro, gerente de Educação, Milva Garbeline, subgerente da Educação Fundamental, e Daniel Diogo e José Carlos Paim, assessores especiais. O grupo de alunos presenteou a titular da Seduc com o CD do Grupo Raízes da Terra – Em cada som uma história. A secretária ouviu na interpretação dos próprios estudantes, a primeira faixa do disco, intitulada ‘boca do lago’.

Alguns alunos venceram grandes distâncias, usando diversos meios de transporte para participar desta conferência. É o caso de Francinara Faldin Arquelei, aluna da Comunidade Quilombola, do distrito de Rolim de Moura do Guaporé, no município de Alta Floresta d’ Oeste. “Do distrito de Rolim até um local turístico chamado Baía da Ponte eu fui de barco, e a partir daí, até Alta Floresta e Porto Velho, por transporte terrestre. Vale a pena qualquer sacrifício, pois quero muito participar desta conferência” – declara a entusiasmada aluna.

Os alunos-delegados serão acompanhados pelos professores Clébio Lobato (ONG CPPT Cuniã), Andreza de Carvalho Ferreira (Seduc) e Fabiana Freire (coordenadora do Programa de Educação Ambiental – Seduc), de Porto Velho; Ilse Terezinha Jacobowski de Abreu (Centro de Atendimento a Pessoas Especiais – Cenape), de Pimenta Bueno; e Gisele de Oliveira (Escola Estadual de Ensino Fundamental Iwará Puruborá), da Aldeia Aperoy, de Seringueiras.

A diversidade marca o grupo de alunos-delegados que é formado por 19 alunos de escolas regulares, um aluno especial, um de assentamento rural, um de Quilombola e um da Comunidade Indígena.

De acordo com Fabiana Freire, o grupo de Rondônia acatou a sugestão do governador Cassol levada aos jovens na Conferência Estadual. Naquela oportunidade Cassol dizia que “...Quero sugerir aos jovens que vão representar Rondônia em Brasília na Conferência Nacional, que levem a idéia de que seja cobrada a tarifa de 20% sobre as passagens aéreas daqueles que virão ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014, para compensar o gás carbônico que estará sendo despejado na atmosfera e para ajudar a preservar a Amazônia”.

A secretária Marli Cahulla vai ao aeroporto para acompanhar o embarque do grupo de alunos-delegados e professores, nesta sexta-feira (03). O vôo de Porto Velho para Brasília está programado para as 13:00 horas.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Clarim da Amazônia